quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A chegada do filhote!

Esta postagem é especialmente para as mamães e papais de primeira viagem!


No dia em que seu filhote chega começa um relacionamento maravilhoso e harmonioso, que deve ser sobretudo, baseado no respeito. Seu filhote deve conhece-lo e respeita-lo como seu mestre, enquanto você deve conhecer e respeitar a natureza dele. Para viverem e conviverem felizes juntos, ambos devem respeitar seus papéis.

Enfim, você esperou durante muito tempo e seu filhote chegou! Sua chegada em casa é um grande momento para toda a família. Para ele, é o começo de uma nova vida, sem a sua mãe, irmãos e irmãs, em um novo meio. Rapidamente ele vai se sentir em casa e encontrará a autoridade em uma pessoa, como se fosse seu líder.

Um cantinho somente para ele: Para se sentir seguro e se acostumar em seu novo lar, o filhote precisa de seu próprio espaço onde possa dormir ou descansar. Escolha um cantinho calmo e faça para ele um cantinho confortável. Certifique-se de que tem o tamanho ideal para o filhote e que, acima de tudo, seja fácil de limpar. Dica: Se o criador lhe deu uma manta com o cheiro da mãe, coloque-a no cantinho reservado ao filhote.

Decida onde ele comerá: Desde o primeiro dia, decida com cuidado onde vai deixar as duas tigelas, uma para água e outra para o alimento. Não mude de lugar. O aço inoxidável é a melhor escolha. Para manter a área de refeição limpa, encha somente 2/3 das tigelas. Dica: Alimente seu filhote somente depois que toda a família já tiver comido, dessa mandeira ele entenderá que você é o mestre e deve comer primeiro.
Caminhadas, comer, brincar. Itens essenciais. O equipamento mínimo que seu filhote precisa é:
* Coleira e guia
* Tigelas de aço inoxidável
* Escova
* Bola adequada para o seu tamanho

Visto que seu filhote pode se sentir um pouco perdido nos primeiros dias, não deixe que vizinhos e amigos o visitem. Para ajuda-lo a se adaptar melhor, mantenha somente a família por perto nos primeiros dias.

Não permita nenhum comportamento momentâneo se você não for permitir no futuro: subir no sofá ou dormir na cama, por exemplo! Certifique-se de que todos os membros da família respeitam o ritmo do filhote. Acorda-lo de um sono profundo está fora de questão - além disso, ele não é um brinquedo!!! Como todos os recém nascidos, ele precisa de muito sono para torna-lo grande e forte. Ele está, correndo, brincando, comendo e dando a impressão de que poderia explodir com tanta energia? Seu filhote está em plena forma! Uma olhada rápida e você pode saber - Se sua pelagem está macia e brilhante, seus olhos, ouvidos e nariz, estão limpos e suas gengivas estão rosadas - então tudo está bem, mas se você tiver alguma dúvida, não hesite em consultar seu veterinário!
Pouco a pouco, seu filhote vai crescendo: O tempo que um filhote leva pra crescer, varia de acordo com seu tamanho e raça, mas todo filhote possue duas fases nitídas de crescimento:

*Durante os primeiros cinco os seis meses, ele muda diariamente. Como o esqueleto se solidifica e o filhote ganha peso rapidamente, esse é um período de desenvolvimento muito intenso e pode estar sensível - é o momento em que o filhote deve se acostumar com refeições sólidas, e sua digestão vai se tornar progressivamente mais eficiente quando atingir a idade adulta.

* Na segunda fase (entre 6 e 10, a 15 meses, dependendo da raça), o ritmo de crescimento diminui e o filhote entra em uma fase de consolidação: solidificação do esqueleto, desenvolvimento dos músculos e o surgimento de dentes permanentes (de 3 a 7 meses de idade).

O crescimento do Yorkshire leva de 8 a 1o meses.

Giulia! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário